06 fevereiro 2015

Para comer sem culpa: Gastronomia

Penedo apesar do tamanho oferece uma variedade de restaurantes, o que torna impossível conhecer tudo em um único fim de semana, conforme já mencionei no primeiro post. De certa forma, acaba sendo um excelente pretexto para retornar a cidade e curtir esse clima de montanha, natureza e calmaria, o oposto do Rio de Janeiro nessa época (Janeiro e Fevereiro).

As opções são tantas que acabamos ficando perdidos, embora eu tivesse uma lista daqueles que não poderia esquecer, mas infelizmente o tempo era curto, então acabamos selecionamos esses aqui embaixo:

Pizzaria Deck: Fomos na sexta-feira à noite, excelente escolha para aqueles dias em que não deseja degustar uma refeição. A pizzaria está localizada na rua principal, quase em frente à Pequena Finlândia. Ela fica no segundo andar de um pequeno centro comercial, o que te permite apreciar o movimento da rua ao longo da noite.

Como estávamos sem pressa e queríamos curtir o vai e vem de pessoas na rua principal, pedimos o Creck Parmesão, para começar. Essa entrada nada mais é que uma massa crocante de pizza com queijo parmesão, acompanhada de geleia de damasco, geleia de pimenta e chutney de manga. Sei que deve estar pensando que é uma massa fininha daquelas que conhecemos por aqui. Ledo engano, essa entrada é praticamente uma pizza de mozzarella com as geleias de acompanhamento. É uma ótima opção para quem estiver em grupo, pois a porção é muito bem servida. Como éramos somente eu e o marido, a entrada acabou virando prato principal e infelizmente não saboreamos a pizza de truta que seria a nossa escolha. Apesar disso, adoramos o lugar e a entrada que estava bem saborosa.


Truta Viva: Foi nosso almoço de sábado, conforme já comentei aquiComo a comida foi bem leve e fizemos bastante exercício durante o dia, nos demos ao luxo de a tardinha saborear o famoso Sorvete Finlandês, localizado na rua principal em frente a Pequena Finlândia e também a experimentar um sanduiche um tanto quanto exótico no Skandinavia, localizado no alto Penedo, ao lado do Clube Finlandês.

Sorvete Finlandês: é o local mais concorrido de Penedo, acho que em todas as vezes que passamos na porta estava lotado, mas o sorvete realmente é bem gostoso e também possui uns sabores diferentes, portanto vale a pena esperar um pouco na fila para experimentar. Apenas cuidado, pois como o sorvete é a kilo corre o risco de você se empolgar e acabar pagando um pouco caro demais. Ah! Uma excelente notícia para quem é do Rio é que abriu uma filial desse sorvete no Parque das Rosas na Barra da Tijuca.

Skandinavia: Localizado no Alto Penedo, especializado em sanduíches diferentes, onde em seu cardápio possui apenas 6 opções que são preparados no hora pelo próprio dono. Esse local não é muito conhecido na rota dos turistas, pois fica um pouco afastado do burburinho e também porque sua  aparência não é nada aconchegante e digamos que nem o atendimento é lá essas coisas. Mas pegamos a indicação no site dos Destemperados e queríamos experimentar. Como eu tinha exagerado no sorvete, apenas roubei alguns pedaços do sanduiche do marido que escolheu o Don Rodrigo, composto de: tomate, cebola, maionese skandinavia, presunto York, ovo tipo omelete e cobertura de mozzarella. O sanduiche é uma verdadeira refeição, enorme e bem saboroso. Me lembrou muito aqueles podrões que procuramos ao final de night. Endereço: Skandinavia Specials, Avenida das Mangueiras, 1457 – Penedo. Importante: Não aceita cartões e possui um horário de funcionamento todo diferenciado.


Casa Fritz: Fomos na noite de sábado, que acredito ser uma das mais concorridas, pois estava lotada com fila na porta. Mas como não estávamos com fome de comida (refeição), então esperamos em torno de 15/20 minutos. Pedimos salsinha alemã e o chucrute, os pratos são bem servidos e estavam uma delícia. Recomendo para aqueles que apreciam um bom chopp gelado.




Jardim Secreto: Esse foi para fechar a viagem com chave de ouro. Fomos almoçar domingo, antes de pegar estrada de volta para casa. Lugar lindo, está mais afastado do centro, o que te obriga a estar de carro para conhecê-lo. Caso não seja seu caso, vale a pena tentar alguma forma para chegar até lá, pois o restaurante é maravilhoso. Assim que entramos já ficamos encantados com o local, super acolhedor, decoração cheia de detalhes rusticas e uma vegetação vasta que parece abraçar o restaurante. Fora a decoração e o clima do local, o atendimento é exemplar e a comida é deliciosa. Nossas escolhas foram: eu fui de filé de salmão grelhado com massa artesanal de limão e manjericão. Maravilhoso! Já o marido escolheu Pirarucu grelhado, acompanhando moqueca de palmito pupunha e arroz de coco com coentro e banana grelhada, que segundo ele também estava de comer rezando. Certamente um local que iremos repetir quando voltarmos a Penedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário