08 março 2014

TULUM: Paraíso ou Historia?!



Tulum atrai tanto pelas praias calmas de águas cristalinas, como pela historia Maia e o sitio arqueológico. Seja qual for o objetivo, esse destino é imperdível e merece estar na sua programação. Entretanto, é importante definir com antecedência o objetivo, já que hoje em dia, Tulum está sendo procurado por casais apaixonados e até mesmos solteiros como destino boutique, atraídos pelos hotéis charmosos que propõem uma atmosfera cool e rústica. Mas vale lembrar que Tulum, ainda não possui muita infraestrutura, ou seja, não há muitos restaurantes nem atrações, sendo o destino perfeito para fugir da agitação e descansar.

Caso seu objetivo seja apenas conhecer esse sitio arqueológico, um dia é mais que suficiente, para fazer um bate e volta, já que está localizado a 130Km de Cancun e 45Km de Playa de Carmen.
Para chegar existem ônibus que saem da Calle 2 próximo 20a Av, a cada 15 minutos no período de 5am à 10pm ou até mesmo vale a pena alugar um carro. Nós estamos com carro alugado e recomendo muito essa opção, primeiro pela flexibilidade de ir e vir a qualquer horário e segundo pela praticidade de dirigir em vias tão sinalizadas e tranquilas, o que torna o passeio mais rápido e agradável.

Chegando ao sitio arqueológico, os carros são estacionados em uma área enorme, com diversas lojas, restaurantes, casas de cambio e banheiros. Importante comprar água e ir ao banheiro nesse momento, pois dentro do parque não existe nenhuma dessas opções.
Para entrar no parque é preciso pagar uma entrada de aproximadamente U$ 10, mas cuidado, pois existem alguns guias que ficam abordandono trajeto até a entrada, oferecendo muitas promoções, não confie!!! O único local que vale comprar ingresso sem ser na entrada do parque é em um balcão de informações turísticas, localizado no meio do estacionamento. Nesse balcão, os atendentes são muito atenciosos e oferecem diversos pacotes, como por exemplo: visita guiada, visita guiada + passeio de barco, ou até mesmo apenas as entradas para o parque.


Nós optamos pela entrada + passeio de barco e foi ótimo. Aliás, super-recomendo esse passeio de barco após a andança embaixo do sol quente de Tulum. Não escolhemos a visita guiada, pois já havíamos escutado bastante historia em Chichén-Itzá, então como esse sitio arqueológico é menor, decidimos ir por conta própria e foi a melhor escolha, pois fizemos nosso trajeto e paramos quantas vezes queríamos para as milhares de fotos.

O lugar é incrível, pois tem o contraste das ruínas com o azul do mar ao fundo, um belíssimo cartão postal. Para os curiosos, Tulum quer dizer muralha em Maia, logo faz sentido esse parque ser protegido por muralhas.

Andamos bastante pelas trilhas e monumentos históricos, onde em cada um deles havia uma placa com a explicação permitindo que o passeio sem guia ficasse tão interessante quanto. O ponto alto do passeio é o Castelo que fica no alto dos seus 12m com uma vista espetacular do mar com as areias brancas. Programe esse passeio para um dia de céu azul e terá as fotos mais bonitas com o contraste do mar com o céu.

Após andarmos por 1h/1:30h pegamos o carro e fomos para a Praia Paraíso desfrutar do nosso passeio de barco e mergulho na barreira de corais. 

O passeio foi ótimo, pois nos permitiu avistar o sitio arqueológico de outro ângulo e mergulhar acompanhando a barreira de corais que tem o seu valor e é bem bonita. O único ponto desse mergulho que decepcionou um pouco foram os canhões, que não dava para ver direito, pois já estavam todos cobertos por algas e também porque o tempo começou a mudar e a maré foi subindo e ficando bem agitada. Apesar desse finalzinho, o passeio foi ótimo e o lugar é incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário