19 março 2014

O Mergulho: Cozumel

A ilha de Cozumel está localizada no caribe, sendo a terceira maior ilha do país e possuidora de uma das maiores barreiras de corais do mundo. A ilha é muito procurada para mergulho, pois suas águas quentes proporcionam grande concentração de vida marinha.
O curioso nome da ilha não tem nada a ver com mel; o nome original, Cozamil, significava algo do gênero “ilha de andorinhas”. Virou Cozumel com o passar do tempo, mas as andorinhas continuam sendo símbolo da cidade (tem várias esculturas e referências a ave na ilha toda, inclusive logo no desembarque dos ferries).

Para chegar a Cozumel, basta pegar um ferry boat, no Puerto  de Playa del Carmen que partem a cada hora e que custam 560 pesos ida e volta o casal. 


A viagem dura aproximadamente 35 minutos em embarcação bem confortável, com direito a ar-condicionado e wi-fi.

Chegando à ilha verá uma sequencia de tendas oferecendo de tudo: mergulhos, motos e carros para alugar e passeios para comprar. Como já estávamos com o mergulho contratado, passamos direto e não sei dizer a confiabilidade dessas tendas, mas acredito que sejam as mesmas que estão em Playa Del Carmen.

Eu e o marido fomos à busca da empresa que faríamos o mergulho e o casal de amigos foi explorar a ilha, que é gigantesca não sendo possível fazer quase nada a pé, e não tem ônibus, então para percorrer distancias maiores tem que ser de taxi ou alugando moto ou carro.

Sinceramente, para aqueles que não irão mergulhar, acredito que a ilha não tenha nada de diferencial e talvez nem valha a pena. A não ser que alugue um carro para conhecer as pirâmides e as praias mais afastadas, que estão do lado oposto em que o ferry boat chega. Já aqueles que estão pensando em mergulhar, o lugar é incrível! Vale muito a pena, até mesmo para aqueles que nunca mergulharam, o passeio é ótimo e a vida marinha com a cor do mar cristalina (com visibilidades de 25m a 40m) são encantadores, o que torna o passeio inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário