07 janeiro 2014

Cenote Ik-kil: Cancun


Após algumas horas de viagens e andanças pelo sitio arqueológico das ruínas de Chtizen Izta nada melhor que se refrescar em um dos milhares cenotes que a penilsula de Yucatán possui.
Ali bem próximo, cerca de 3Km está localizado o Cenote Ik-kil. Cenotes são buracos no solo de pedra-pomes, cheios de água que corre de rios subterrâneos. Podem ser profundos ou rasos. Esses cenotes são considerados sagrados para os maias, pois serviam como fonte de água potável e entrada para o mundo subterrâneo, para onde vão os mortos. Reza a lenda que neste cenote ik-kil, os reis maias e suas cortesãs se banhavam.
O Cenote Ik-kil fica dentro da área do parque eco-arqueológico e é acessível por caminhada ou carro. Como já havíamos andado bastante e o calor estava insuportável nem procuramos saber como chegávamos por trilha; preferimos o conforto do carro mesmo. Seguimos pela estrada sentido Valladoid e o cenote fica a uns 20 minutos saindo de Chtizen Izta.
Para entrar no parque é necessário pagar uma entrada de 70 pesos, que dá direito ao banho e uso dos banheiros e vestiários. Dentro do parque existem algumas lojinhas com artesanato local e lanchonete.
O cenote é a céu aberto e o nível da água fica 26 metros abaixo do nível do solo. O cenote tem cerca de 60 metros de diâmetro e cerca de 40 metros de profundidade. O lugar é lindíssimo e o mergulho é delicioso, pois a água é fresca, ou seja, nem gelada e nem quente, simplesmente maravilhosa e perfeita para depois de um dia de andança.
Para mergulhar é preciso descer por uma escadaria esculpida em pedras, o que torna um pouco perigoso e escorregadio. Mas não desista, pois ao chegar próximo à água, todo sacrifício é esquecido com um mergulho nas águas claras permitindo ate mesmo apreciar alguns peixinhos que ali habitam. Para completar o visual do alto da gruta caem cipós e pequenas quedas d’água.
                                   

2 comentários:

  1. Cenote muito lindo demais visitei algum tempo atras, quero em breve voltar, segue o meu video de viajem.
    https://www.youtube.com/watch?v=R7nh2NpWWnk&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. Cris, Muito legal seu video!!! Realmente esse cenote é lindissimo!!!

    ResponderExcluir