17 abril 2011

Roteiro Gastronomico

Em Itacaré o que não falta é opção para apreciar uma gastronomia diferenciada, principalmente na Rua Pituba, aonde se localizam bares, restaurantes e várias lojinhas. Lembrando que os restaurantes só abrem após as 16:00h.

Caso o objetivo seja beber um drink, paquerar e fazer uma pré – night para encarar um forró, os melhores lugares são Jungle e Favela. Ambos são bares que disputam a atenção de quem passa, com música agradável e clima descontraído. As mesinhas ficam espalhadas na calçada junto com a tradicional mesa de caipirinha, caipiroska e outros drinks. Os dois lugares são bem parecidos, inclusive um fica ao lado do outro, porém, eu indico a Jungle, pois aceita cartão de crédito, além disso, a caipiroska é mais saborosa.

Para ocasiões românticas indico o Brasileirinho, Casarão Amarelo e o Beco das Flores. O Brasileirinho está localizado na Rua Pituba, restaurante aconchegante com uma decoração com velas, entretanto, o atendimento é naquele estilo bahiano de ser, muito lento e os garçons pareciam estar bem distraidos, já que questionavam a cada minuto qual tinha sido realmente o pedido. Sua especialidade é comida contemporânea e o preço é bem puxado, mas existe um menu executivo com pratos do dia que são excelentes, bem servidos e os preços bem mais em conta. Experimentamos o risoto de palheta que estava uma delicia.



O casarão Amarelo foi o local que mais gostamos. Ambiente incrível, comida saborosa e atendimento excepcional. Caso esteja em Itacaré, vá ao casarão Amarelo que fica no centro histórico e procure a garçonete Lidiane, melhor atendimento impossível! Super simpática, sincera com relação aos pratos servidos, mas o diferencial foi o presente que ela insistiu em nos dar,  uma pimenta feita por ela mesmo. Pois é, questionamos se o restaurante vendia pimenta e embalamos nesse assunto que para nossa surpresa ela adora fazer pimentas e nos ofereceu. Mas infelizmente aquela era nossa última noite e não tivemos tempo de receber o presente. ;-(

Recomendo a entrada de bacalhau a provençal e como prato principal peixe em cubos com batata rosti.



 

Por fim o Beco das Flores está localizado na Rua Londônio Almeida no Centro, próximo a Rua Pituba. Lugar lindíssimo, super-romântico com decoração de luzes e mesas charmosíssimas. Esse restaurante possui uma extensa carta de pizza, entretanto, amigas minhas experimentaram a moqueca de camarão e o relato foi que comeram rezando.


Outro restaurante romântico, porém não tivemos o prazer de conhecer é a casa sapucaia, fica bem próxima ao Beco das Flores, uma casa charmosa e aconchegante, com jardim à luz de velas.

Além do Beco das Flores, outra pizzaria muito boa é o Espaço Brasil, localizado na Rua Pituba. O lugar é uma graça, onde tabuas de passar são usadas como mesas de espera na calçada e o caixa é uma combe antiga. O atendimento é ótimo e as pizzas são bem gostosas.

Como estávamos na Bahia, não podemos esquecer os frutos do mar. E o que não falta são opções de restaurantes oferecendo moqueca, bobo e peixes variados. No entanto, a melhor moqueca de camarão que comemos foi numa cantina Italiana. Sim, sempre digo que não se deve pedir algo diferente da especialidade do local, porém, desde o primeiro dia ficamos namorando a placa oferecendo moqueca de lagosta. Até que decidimos experimentar, já que os demais restaurantes não tinham lagosta. Para nossa frustação nessa cantina também não tinha lagosta, ou seja, propaganda enganosa, mas o garçom era tão simpático e estávamos com tanta fome que resolvemos experimentar a moqueca de camarão e só posso dizer que foi a melhor moqueca que já comi. Além do prato ser bastante farto, o que daria para dividir por 4 pessoas tranquilamente.

Para finalizar na Rua Pituba existe uma tapiocaria, uma casa de chocolates e uma sorveteria que valem a visita. Na verdade a tapiocaria não gostei muito, mas o lugar é bem transado e possui tapioca de todos os sabores imagináveis, por isso acho que vale experimentar. Já a loja de chocolates, sou suspeita de falar, mas achei uma tentação. Uma lojinha super despretensiosa, pequena e sem chamar muita atenção me atraiu pelo cheiro do chocolate ao passar na rua e sinceramente, me arrependo de ter comprado apenas uma trufa, pois era uma delicia.
A sorveteria Gelato é a única da Rua e possui vários sabores, o local é uma graça com mesinhas arrumadinhas na calçada e uma decoração retrô.

Outro restaurante de frutos do mar que não achei grandes coisas é o Manga Rosa. O restaurante é bem legal e o atendimento excelente, porém como estávamos procurando petiscos, o lugar nos decepcionou um pouco. Porém, acredito que o carro chefe sejam os pratos prontos como carnes e peixes que estavam tendo boa saida.



E você conhece algum restaurante bom ou alguma furada? Compartilhe aqui sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário