19 março 2011

Itacaré

Um paraíso escondido no Sul da Bahia, no entanto, procure visitar Itacaré fora de temporada ou pelo menos sem ser carnaval. Fomos durante o carnaval de 2011 e a rua principal e as praias urbanas estavam insuportavelmente cheias. Cheias de farofeiros e funkeiros com som alto fazendo algazarra na rua e tumultuando o ambiente agradável e sereno da cidade.

Felizmente, mesmo com esse pequeno detalhe, aproveitamos bastante Itacaré, além de, ter ficado com gostinho de quero mais. Como ficamos até quarta-feira de cinzas, a cidade já estava bem vazia e os lugares aconchegantes e receptivos. Ao planejar a viagem para esse paraíso é importante prever o quanto irão gastar, pois não existem muitos bancos na cidade. Há apenas agências do Bradesco e Banco do Brasil, entretanto, quase todos os estabelecimentos aceitam cartões de credito, débito e cheques.

Uma peculiaridade do lugar é que as lojas e restaurantes só abrem as 16:00h, ou seja, não adianta sair da praia cedo para almoçar pois os restaurantes estarão fechados. Isso vale para rua principal, Rua Pituba, com exceção do subway que fica aberto 24h. Caso esteja com fome, o jeito é comer algum petisco, ou até mesmo, almoçar em alguma das barracas da praia da concha.



Para chegar até Itacaré a melhor opção é ir de avião até Ilhéus e em seguida alugar um carro no aeroporto. A estrada é ótima e, por isso, nem pensem em não alugar um carro, pois as melhores praias são distantes, além, do carro permitir total liberdade de permanecer nas praias o tempo desejado. Caso não esteja de carro terá que se sujeitar a realizar passeios com agencias, que além de gastar mais ficarão presos ao grupo.

Após, alugar o carro basta seguir as placas, que por sinal é muito bem sinalizado, em direção as praias do Norte ou Rota do Cacau (BA-001 Estrada-Parque Ilhéus-Itacaré). Durante o percurso existem algumas paradas obrigatórias, que são: fábrica de chocolate de Ilhéus, casa da empada e mirante de Serra Grande.


• Fabrica de Chocolate: possui uma miniatura da fazenda Renascer e um boneco para se tirar a tradicional foto com a Gabriela. Os chocolates são deliciosos e servem como presente, pois existe uma caixa de bombons no formato de cacau que é uma graça;

• Casa da Empada: está localizada na estrada ao lado esquerdo de quem vai para Itacaré. Entretanto, o lugar vale à parada, pois tem um lago com carpas, casa da árvore, um quintal enorme com mesas, além da diversidade de sabores. Recomendo a empada doce, doce de leite com nozes, simplesmente maravilhosa! Ah, evitem a empada de lingüiça com queijo coalho, pois a lingüiça é caseira e bem gordurosa. Já o queijo não é muito presente nessa empada deixando ela um pouco enjoativa.




• Mirante de Serra Grande: está localizado logo após a casa da empada, porém, fica do lado direito, sentido Itacaré. Parada obrigatória, vista linda da praia de Ilhéus.


Chegando em Itacaré procure pousadas próximas a praia da concha. Na verdade as melhores localizações são praia da concha e Rua Pituba, no entanto, na rua principal dependendo da época pode ser bem barulhento. Dessa forma, recomendo muito a que ficamos na praia da concha, Casa Zazá. Pousada Linda, atendimento maravilhoso, bom café da manhã e uma piscina deliciosa para os fins de tarde.

                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário