20 março 2011

As Praias Urbanas - Itacaré

Próximo ao centro de Itacaré existem algumas praias, chamadas de urbanas, onde é possível percorrê-las a pé. Ao final da rua principal existe uma trilha, por meio de estrada de terra, cujo acesso permite chegar as Praias: Resende, Tiririca, Costa, Ribeira e Siriaco.

A primeira é a praia do Resende que possui vários coqueiros e uma pequena extensão de areia. Nesta praia possui apenas duas barracas bem simples que oferecem o principal (básico), no entanto, é a praia mais vazia e mais aconchegante.
Através da praia do Resende existe uma trilha, bem tranqüila, pelas pedras, aonde se chega à praia Tiririca, a qual é bem bonita, porém, bem mais cheia e com mais infraestrutura. Infelizmente, no dia em que fomos estava com um rio no meio da praia, sendo este um esgoto, o que nos causou certo receio de permanecer por ali. Atravessamos a praia, fizemos uma nova trilha pelas pedras e então chegamos à praia da Costa. Esta estava completamente vazia que até ficamos com medo de permanecer já que havia pessoas estranhas circulando. De qualquer forma, esta praia possui muita correnteza, um dos motivos por estar vazia e o único atrativo é um restaurante panorâmico.


Na seqüencia vem as praias Ribeira e Siriaco. A primeira é a última praia acessível de carro pelo caminho das praias e possui estacionamento e restaurante. Logo na entrada, inicia-se a trilha para a Prainha e para um parque de aventuras com arvorismo e tirolesa. Como estávamos no carnaval, minha impressão sobre essa praia foi péssima, já que achei bem cheia e bem farofada, cheia de mesas e cadeiras espalhadas pela areia e muito tumulto, tão tumultuada que mal dava para ver a beleza da praia. A praia de Siriaco tem acesso por uma pequena trilha seguindo a praia da Ribeira, porém, essa praia é bem escondida e deserta, tão deserta que alguns habitantes praticam nudismo.

Para fechar o dia com chave de ouro retornem a praia da concha que está localizada ao lado do centro da cidade. Nesta praia quase não tem areia, pois a mesma é ocupada com as inúmeras cadeiras e mesas das diversas barracas. A praia é a que possui maior infraestrutura servindo várias bebidas, comidas e até mesmo almoço. No entanto, a água é bem escura e calma, praticamente uma lagoa. Na praia da concha procure uma barraca chamada Arirampa que possui a melhor casquinha de siri da região. Além disso, existe um vendedor ambulante, chamado Bruno, que vende cocada de leite ninho e cacau, uma delícia!! Não deixem de provar e comprar uma caixinha por R$ 5,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário